quinta-feira, 30 de abril de 2009

RITUAIS PARA CRIANÇAS





As crianças são a alegria do lar e nenhum casamento poderá estar completo sem a presença delas. São egoístas, birrentas, malcriadas, mas são adoráveis assim mesmo, porque são crianças.
Todos os pais se enchem de preocupação para com os filhos e podemos ver freqüentemente uma senhora de oitenta anos chamando seu filho de sessenta de "meu garoto", minha criança, etc. Para os pais, os filhos são eternas crianças, eternamente desprotegidas.
Tantas coisas acontecem na vida de uma criança que se torna impossível enumerá-las. Da mesma forma, é impossível enumerar todas os rituais mágicos que existem com esse tema específico.


PARA O MEDO


Muitas crianças desenvolvem um medo irracional por tudo que as cerca, desde pequenos animais até o escuro do quarto e isso é, para os pais, um incômodo e um tormento.
Muitos acham que isso é quebranto, mau olhado, olho gordo, inveja, etc. e têm razão. Na verdade é um pouco de tudo isso e mais algumas coisas ainda que nem convém comentar. O melhor é fazer logo um ritual para ficar livre disso.


MATERIAIS


Uma ferradura usada
Um pedaço de cordão de algodão cru
Um prego de aço
Uma fita vermelha (77 cm bem medidos)


MODO DE FAZER


Pendurar próximo da janela a ferradura e o prego de aço da seguinte forma. A ferradura será amarrada com o cordão de algodão e o prego de aço com a fita vermelha. Ambos deverão ficar na mesma altura, de forma que, ao serem tocados, o prego e a ferradura choquem-se, fazendo o metal soar.

MODO DE USAR


Pela manhã, abrir a janela do quarto da criança e bater três vezes no prego de aço, fazendo-o chocar-se com a ferradura. Quando for fechar a janela, repetir. Fazer isso sempre que abrir ou fechar a janela.
Observação: Não pendurá-los diretamente sobre o berço ou a cama da criança. Ao fixar o cordão e a fita no teto, use um gancho apropriado. Não use um prego que tenha que ser entortado em seguida.

PARA A DEFESA ESPIRITUAL


Tem gente que acredita, tem gente que duvida, tem gente que fica em dúvida, mas a verdade é que a noite é o ambiente favorável para as manifestações mágicas e místicas. É o momento em que todos nós estamos frágeis, entregues ao sono, sujeitos a sermos perturbados.
As crianças são as primeiras a sentirem. Podem acordar chorando no meio da noite ou simplesmente se recusarem a dormir. Se isso acontecer ou antes disso acontecer, faça um ritual apropriado.


MATERIAIS


Um copo com água limpa
Uma tesoura nunca usada


MODO DE FAZER


Deixar na cabeceira da cama da criança ou num local acima de sua cabeça, um copo de água com uma tesoura dentro.


MODO DE USAR


Durante o dia, a tesoura deverá ficar fechada dentro do copo. ã noite, ela deverá ser aberta, sempre com as pontas para baixo. A cada semana e sempre no mesmo dia, trocar a água. Se ela ficar esverdeada antes desse prazo, espalhar salmoura pelo assoalho e varrer em seguida.

PARA UM SONO TRANQUILO


Se a criança não vem dormindo direito à noite ou tem o sono muito agitado, a mãe logo se incomoda e com razão. Distúrbios ou perturbações do sono podem ser problemáticos para crianças novas e incômodos para os pais.
Se isso ocorre com seus filhos, faça logo um ritual para acabar com o problema.


MATERIAIS


Sete folhas de alface
Um anzol
Um pedaço de barbante de algodão cru
Água fervente
Filtro de papel
Mel puro
Um gancho com rosca na ponta
Uma xícara de louça


MODO DE FAZER


Antes de mais nada, fixe o gancho no teto, amarre uma ponta do cordão ali e a outra ponta no anzol. Esse cordão deverá ficar num canto do quarto, numa altura que a criança não alcance.
Começando no primeiro dia da Lua Minguante, logo após o sol nascer, pendure no anzol uma folha de alface, deixando-a ali o dia todo. ã noite, faça um chá com ela, coando no filtro de papel e adoçando com mel.


MODO DE USAR


Dê o chá amornado para a criança tomar antes de dormir. Pelo menos sete golinhos ela deverá tomar. Jogue todo o resto em água corrente. Guarde a xícara de boca para baixo.
Repita por sete dias consecutivos. Se precisar, repita na próxima Lua Minguante.

RITUAIS DIVERSOS






PARA ACABAR COM PESADELOS


Nada pior do que ter pesadelos. Primeiro porque angustia a pessoa e deixa um pressentimento estranho no peito, oprimindo por muito tempo. Segundo, porque, na maior parte das vezes, leva o sono embora, deixando uma insônia desagradável e inoportuna. Ter uma vez ou outra um pesadelo, é até normal. Se eles começam a se repetir com constância, é hora de apelar para a ajuda da sabedoria popular.


MATERIAIS
Fita branca suficiente para amarrar em cruz seu colchão
Uma tesoura virgem


MODO DE FAZER
Se você quiser acabar com pesadelos que vêm se repetindo incomodamente, numa sexta-feira, entre as sete da manhã e as sete da noite, vire o seu colchão e amarre a fita, formando uma cruz. Arremate com um nó cego. Sob o colchão, deixe uma tesoura aberta, com as lâminas voltadas para os pés da cama.


MODO DE USAR


Na próxima vez em que tiver um pesadelo, levante-se imediatamente, corte a fita com a tesoura, depois enrole-a na tesoura fechada, pondo-a de volta sob o colchão, só que com a lâmina voltada para a cabeceira da cama. No dia seguinte, entre as sete da manhã e a da noite, enterre a tesoura deitada num jardim, de preferência num canteiro de flores que tenham raízes profundas.

PARA EVITAR BRUXARIAS


Diz uma famosa frase que alguém disse certa vez: "não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem". Estudos recentes provam que o que se atribuía às bruxas na antigüidade nada mais eram que fenômenos hoje explicados pela Parapsicologia. Há pessoas com poderes que desconhecemos e que, sem que possamos evitar, pode desejar o nosso mal. Pelo sim ou pelo não, o melhor é sempre prevenir.


MATERIAIS


Três pedaços (1 m) de fita estreita, branca, verde e preta
Um prego (pregado atrás da porta da cozinha)
Uma Bíblia


MODO DE FAZER


Numa sexta-feira que seja um dia do mês ímpar, vá a uma igreja à noite e assista uma missa, levando as três fitas, que deverá ficar em suas mãos o tempo todo. Quando voltar para casa, fechar-se em seu quarto, abrir a Bíblia no Salmo 23e enrolar na mão esquerda a fita preta, passando-a na palma na mão, bem rente à base do dedo polegar. Em seguida, ir costurando com a fita verde, fazendo toda a volta da mão algumas vezes. Por fim, fazer o mesmo com a fita branca.


MODO DE USAR


Rezar o Salmo 23 em seguida, depois pendurar essa fita no prego atrás da porta. Toda sexta-feira, vire a argola de fitas. Se um dia a encontrar no chão, por algum motivo, vá imediatamente ler o Salmo 23.

PARA TER UM LAR HARMONIOSO


Fascinante, como em tantos outros temas, o das Rituais para o Lar. É emocionante ver a que minúcias desce a sabedoria popular na preservação da família, como coluna sustentadora de todo o edifício da nação. Analisando esses rituais, vemos, com tristeza, o desprezo e o pouco caso com que nossos políticos e governantes, ano após ano, vêm dedicando ao assunto. Mais do que nunca, as pessoas recorrem aos rituais, já que o resto lhes falta vergonhosamente.


MATERIAIS


Um prato branco, novo e sem uso, com o fundo cheio de terra
Uma vela branca
Fósforo
Um pedaço de espelho
Papel alumínio


MODO DE FAZER


Pegar o prato com o fundo cheio de terra, pôr o pedaço de espelho no centro, acender a vela branca e firmá-la sobre o espelho. Deixar queimar do lado de fora de sua casa, de modo que a chama fique a favor do vento.


MODO DE USAR


Sempre que sentir a harmonia de sua casa ameaçada, faça o ritual. Após fazê-la pela primeira vez, usar o mesmo prato, a mesma terra e o mesmo espelho sempre. Fazer sempre à noite, com todas as luzes da casa apagadas, para que a luz da harmonia entre. Quando não em uso, guarde o prato embrulhado em papel alumínio num lugar alto, acima de sua cabeça, mas nunca em seu quarto nem no aposento onde faça as suas refeições.

RITUAIS PARA INVEJA, CIÚME E COBIÇA

Este é um tema pelo qual não temos nenhuma predileção, mas do qual encontramos, a cada dia, um sem número de rituais e de variações que, após tanto tempo, não nos surpreendem, mas nos entristecem.
Nosso povo anda muito invejoso. E essa inveja é a simples cobiça de querer ter o que outros têm e lhe é negado. Isso é triste porque reflete uma condição dessa gente sábia e sofrida, criada na honestidade, mas que vê os invejosos e os corruptos se vangloriando de sua posição, circulando de carro importado e de celular, enquanto o pobre anda mal e porcamente de ônibus superlotado e, quando precisa de um telefone, tem que pagar adiantado, comprando a ficha antes de ligar.
Estamos exagerando?
Gostaríamos de estar. Gostaríamos de não estar recebendo um número tão grande de registros de rituais contra a inveja, porque mesmo as pessoas do povo, onde todos na família trabalham e se sacrificam, entregando ao chefe da família todo o ordenado que recebem, acabam vítimas da inveja pela tendência natural de se generalizar tudo.
O povo ainda é honesto. Eis o motivo destes rituais.

PARA A INVEJA NÃO ENTRAR EM SUA CASA


As pessoas de bom coração acreditam que a inveja não existe, mas sofrem sua influência sem que percebam. Ela pode ser muito bem dissimulada, mesmo imperceptível, mas está aí fora, observando-nos, azarando as nossas vidas. Como em todas as situações o melhor é ficar mesmo com um pé atrás, aqui vai um ritual muito prática e fácil de fazer para se livrar deste perigoso mal.


MATERIAIS


Um vaso grande de barro
Terra e adubo adequados para o plantio
Uma muda de cana-de-açúcar ou de bambu
Uma muda de erva ou capim-cidreira
Uma muda de arruda
7 pedrinhas de sal grosso


MODO DE FAZER


Em uma segunda-feira de um dia par, após o nascer do sol, prepare o vaso com terra bem adubada e plante a muda de cana ou de bambu, a de cidreira e a de arruda. Entre as mudas, espalhe as sete pedrinhas de sal grosso.


MODO DE USAR

Deixe-o ao lado da porta principal de sua casa, do lado de fora, regando-o a cada três dias. Mantenha as mudas sempre bem podadas e cuidadas, para que se mantenham sempre com vigor.

COMO FAZER UMA MAGIA FUNCIONAR





♦ MUITAS PESSOAS DIZEM, QUE FIZERAM MAGIA, MAS NÃO CONSEGUIRAM SEUS OBJETIVOS. ISSO ACONTECE, PORQUE ALGUMAS REGRAS PARA FAZER OS RITUAIS NÃO SÃO RESPEITADAS. UM DOS MOTIVOS PARA A MAGIA NÃO, FUNCIONAR, É A FALTA DE FÉ, DE QUEM FAZ. SE A PESSOA ACREDITAR QUE VAI ALCANÇAR AQUILO QUE DESEJA, JÁ É MEIO CAMINHO ANDADO. PARA TER SUCESSO, SIGA ESSAS DICAS:


1 - QUANDO DECIDIR FAZER UMA MAGIA, SUA MENTE E SEU CORAÇÃO PRECISAM ACREDITAR QUE ELA VAI FUNCIONAR. POR ISSO TENHA MUITA SERIEDADE E CONCENTRAÇÃO PARA REALIZAR SEU RITUAL.

2 - OS DETALHES DE COMO FAZER A MAGIA DEVEM SER SEGUIDOS A RISCA

3 - DURANTE O RITUAL SEU SENTIMENTO PRECISA SER O MAIS PURO POSSÍVEL. BUSQUE TRANQUILIDADE E EQUILÍBRIO.

4 - UM LUGAR CALMO, DE PREFERÊNCIA AFASTADO, É IDEAL PARA FAZER UMA MAGIA. PREFIRA TAMBÉM HORÁRIOS QUE POSSA ESTAR SEM NINGÉM POR PERTO, A NÃO SER QUE A MAGIA ESPECIFIQUE O CONTRÁRIO

5 - TODO MATERIAL UTILIZADO, TEM UMA RAZÃO DE SER, PORTANTO, NADA DE SUBSTITUÍ-LO

6 - VOCÊ TEM TODA LIBERDADE DE FAZER MAIS DE UM RITUAL PARA RESOLVER SEU PROBLEMA. SÓ NÃO OS FAÇA AO MESMO TEMPO, POIS AS ENERGIAS DE CADA MAGIA PODEM SE MISTURAR E ACABAR UMA ATRABALHANDO A OUTRA.

7 - NÃO FAÇA UMA MAGIA SÓ POR BRINCADEIRA, OU SÓ PARA VER NO QUE DÁ. ASSIM, REALMENTE NÃO ALCANÇARÁ O SEU OBJETIVO.

8 - MAGIA MAIS DIFÍCEIS DE SEREM FEITAS, CARREGAM VIBRAÇÃO AINDA MAIS FORTE PARA SOLUCIONAREM SUAS DIFICULDADES. PORTANTO, NÃO DESISTA DE UM RITUAL POR ACREDITAR QUE NÃO PODERÁ REALIZÁ-LO.

OBS:NEM TODA MAGIA PODERÁ SER FEITA POR VOCÊ,PROCURE UMA PESSOA QUE SEJA DE CONFIANÇA E SIGA NOSSAS DICAS, AXÉ!

0s guardiões do terreiro, Entidades de segurança nos Templos de Umbanda




Temos que começar a mudar nossos conceitos de Exú e Pomba Gira.
Vamos a partir de agora ver o Exú e a Pomba Gira como aquela polícia que guarda e toma conta das ruas obedecendo sempre uma hierarquia de comando, que é o Exú chefe do Terreiro, e acima dele os guias chefes da Casa. Podemos também ver os Exús como aqueles lixeiros alegres que passam pelas ruas recolhendo toda a “sujeira”. Vêm com brincadeiras e algazarras, mas fazem um trabalho enorme em benefício da sociedade, que diga-se de passagem é muito pouco reconhecido. E as Pomba-giras seriam as “margaridas” mulheres que trabalham também na limpeza de nossas ruas e nossa cidade, exercendo a sua profissão com presteza e determinação. Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso do Exú, devemos também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos... Isto é uma coisa absurda e vulgar... O trabalho da Pomba Gira é sério. É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas. De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual.

O que é esse lixo?

  • Nossos pensamentos negativos.

  • Nossa sociedade desigual, perversa e preconceituosa.

  • Nossas ações.

  • Nossas emoções negativa se sobrepondo a nossa capacidade de amar.

Por isso devemos respeitar ao máximo o trabalho dos Exús, levando-os a sério e não os desrespeitando e nem os menosprezando.


Sabendo que a religião de Umbanda, segundo o Caboclo das Sete Encruzilhadas é “A manifestação do espírito para a prática da caridade”, qual a principal função desempenhada pelos Exús nos nossos Templos, Terreiros, Casas ou Centros?

Na Umbanda o Exú é uma Entidade (alma) que cuida da Segurança da casa e de seus médiuns. Todas as religiões tem entidades que cumprem esse papel. Um bom exemplo disso são as comunicações recebidas por Chico Xavier e Divaldo Franco mostram a existência desses espíritos trabalhando também no Plano Astral *.

A reunião de Exú ou Gira de Exu tem como finalidade descarregar os médiuns e os consulentes. Unindo suas energias eles são capazes de entrar em contato e orientar mais facilmente com almas que ainda não encontraram um caminho. Estas almas vivem entre os encarnados, prejudicando-os, obsidiando-os e até mesmo trazendo-lhes um desequilíbrio tão grande que são considerados loucos. Para este trabalho eles necessitam muito de nosso equilíbrio e de nossa energia. Nosso equilíbrio é utilizado por eles no momento em que as entidades sofredoras se manifestarem com ódio, rancor, raiva, para que tenhamos bons pensamentos e sentirmos verdadeiro amor e harmonia para que desta maneira as desarmemos e não as deixemos tomar conta da situação e, quem sabe, até as persuadir a mudarem de caminho libertando-se assim do encarnado ao qual está ligada; nossa energia é utilizada em casos em que estas almas estão sofrendo com o desencarne, tristes, com dores, humilhadas, desorientadas, assim eles transformam as nossas energias em fluidos balsâmicos que as ajudam, em muito, na sua recuperação. Muitas destas almas desorientadas não conseguem nem se aproximar dos Terreiros de Umbanda pois os Exús da Tronqueira ficam encarregados de fazerem uma triagem liberando a passagem apenas das almas que eles percebem já estarem prontas para o socorro **, ou seja, prontas para seguirem um novo caminho longe do encarnado ao qual estava apegada. Este trabalho de separação é feito por eles com muito empenho e seriedade e será muito melhor sucedido se o encarnado der continuidade ao mesmo, quando menos melhorando os seus pensamentos e se livrando da negatividade e do medo. Os Exús são almas que riem, fazem troça, mas não brincam em serviço. Por este motivo, gostaríamos que os médiuns tivessem por eles o maior respeito e consideração, pois são eles são os nossos guardiões e da Gira, reponsabilizando-se pela limpeza dos fluidos ou energias mais pesadas. Cada pessoa que entra em uma casa de Umbanda traz consigo seu saco de lixo cheio (são seus pensamentos, suas raivas, suas desilusões...) e são os Exús os trabalhadores encarregados de juntarem todos estes sacos para descarregar, dando a cada um de nós a oportunidade de diminuirmos o nosso lixo e facilitando nossas próximas limpezas. Cada vitória nossa é para estas Almas trabalhadoras um passo no caminho do desenvolvimento.


A saudação aos Exus: A saudação ao Exú é LARÓYÈ = salve, que também quer dizer salve compadre, boa noite “moça”. Exú é MOJUBÁ - Moju (Viver a noite) Bá (armar emboscadas) ou seja “armar emboscadas vivendo a noite”. Mas na Umbanda o trabalho dos Exús é o de guardião. Assim ao cumprimenta-lo estamos dizendo: Salve aquele que vive à noite e que arma emboscadas. Assim estamos reconhecendo seu poder e ao mesmo tempo estamos pedindo “Àquele que vive a noite, que nos livre das emboscadas”.


Bebidas: Gostam muito de bebidas voláteis e o aguardente está entre elas ao qual dão o nome de malafo ou marafo, conhaque, cerveja e outras bebidas fortes. As Pomba-giras gostam de anis e champanhe. Não há necessidade de o médium ingerir a bebida, pois a mesma pode ficar num copo e o Exú ou Pomba-gira trabalhar com a sua energia utilizando o conteúdo astral da bebida.


Comidas: Os Exús e Pomba Gira gostam de farofa, dendê, cebola, pimenta, limão, semente de mamona, e as Pombas Giras de enfeites e adornos, sem contar que gostam muito se suas oferendas enfeitadas com Rosas Vermelhas.


Alguns Nomes de Pomba Gira: Pomba Gira do Cruzeiro, do Cais, da Calunga, do Cemitério, Padilha, Mulambo, Cigana, Ciganinha, da Calunga, Maria Bonita, Rosa Maria, Maria Rosa, Maria Rita, Rosa vermelha, Rosa do cruzeiro, Sete Véus, Sete cravos, da Encruza..


Alguns Nomes de Exú: Sete Encruzilhadas, Veludo, Caveira, Tranca Ruas, Caveirinha, Exú Campina, Exú do Cruzeiro, Calunga, do Lodo, Lalu, da Madrugada, da Meia Noite, Mangueira, Mulambo, Mulambinho, Malandro, Malandrinho, Gira Mundo, Tiriri, Marabô, Sete Capas, Cadeado, dos Rios, da Cachoeira, dos Ventos, da Praia, Quebra Galho, Sete Covas, Sete Catacumbas, Sete Luas, Sete Sombras, Três Punhais, Três Cruzes, Sete Chaves, Tranca Tudo, Tira Teima, Zé Pilintra e muitos outros.


Hierarquia dos Exús: Os Exús e Pomba-giras prestam obediência ao Chefe da Casa. No caso da Casa Branca é o Exú das Sete encruzilhadas.


Exú Tronqueira: Não confundir o trabalho do Exú guardião com o trabalho do EXÚ TRONQUEIRA. O Exú Tronqueira é aquele que guarda o Terreiro e passa por uma triagem às pessoas que entram no Terreiro. Por isso a sua casa é colocada junto à porta de entrada e é a primeira a ser saudada. Todos devemos ter o máximo de respeito do Exú Tronqueira, pois se uma Gira corre bem e firme devemos agradecer principalmente a ele.

O quadro abaixo traz a vinculação dos Exús às Linhas e o significado do seu nome.


OS EXÚS, SEUS NOMES E SEUS SIGNIFICADOS OU REPRESENTAÇÃO



SETE LINHAS EXÚ GUARDIÃO SIGNIFICADO DO NOME
OXALÁ SETE ENCRUZILHADAS

Representa os diversos caminhos abertos em nossas vidas; representa ainda o livre-arbítrio professado na religião de Umbanda e conseqüentemente nossa liberdade na escolha de nosso próprio caminho.

IEMANJÁ E NANÃ MARABÔ

MA: Verdadeiramente

RA: envolver

ABÔ: proteção

Aquele que envolveu perfeitamente com sua proteção ou Salve aquele cuja força protege

OMOLU CAVEIRA

Representa nossa mais profunda transformação, aquela onde nossa parte material já se encontra em profunda degradação e, no entanto, nossa alma permanece em evolução.

OXOSSI E OSSÃE SETE CAPAS Representa o momento de transição final; é o Exú da hora da passagem; responsável pelo corte do cordão fluídico no momento final dos filhos de Umbanda.
XANGÔ E IANSÃ TIRIRI

TI: com grande força

RIRI: valor e mérito.

Aquele que protege com grande força aos que tem valor e mérito.

OXUM E OXUMARÉ VELUDO Representa a doçura, a delicadeza mas também a força, a resistência. Representa ainda a riqueza material e espiritual trazidas pela Linha à qual serve.
OGUM E IBEJI TRANCA-RUAS Representa um grande poder de defesa para aqueles que a ele se dirigem; defesa contra aqueles que nos desejam o mal, contra nós mesmos e contra aqueles pensamentos e ações que tendem a impedir nossa evolução.

sábado, 25 de abril de 2009

Exú.



tudo sobre os exús

Rei das Sete Encruzilhadas

Esta entidade se apresenta como um homem de idade avançada, de pele escura, barba e olhos vermelhos, cor de brasa. Traz a metade do seu corpo (o lado esquerdo) queimado, sendo que sua perna esquerda não funciona bem, por isto é muito comum que se apóie em um bastão.

Prefere beber whisky de boa qualidade e fumar charutos grossos, sua voz é rouca, grave e forte. Quando está manifestado em algum médium, gosta também de azeitonas. Seu olhar é insustentável e quando se fixa em alguém, parece que o atravessa, sabendo seus segredos mais íntimos. As pessoas que o conhecem sentem certa autoridade nele e o respeitam.

Se desmancha em passagens que envia ao mundo para que transmitam suas mensagens através de seus cavalos (médiuns), sendo que isto acontece com todas as demais Entidades de Kimbanda. Sua vestimenta quase sempre é em tons vermelho e negro, com toques brancos e às vezes dourados (quando fora da Encruzilhada da Lira), prefere a capa e a cartola. Gosta de trabalhar com pouco público, em sessões que tenham força espiritual, onde os que nelas se encontram estejam concentrados ao máximo para dar o melhor de si. Não é importante a quantidade, e sim a qualidade e o resultado final da cerimônia.

Em sua última encarnação foi um Tatá Nganga banto, que foi trazido como escravo ao Brasil. Começou chegando na Umbanda, como um "exu de baixo" e foi levantado para "o alto" quando se fizeram os sacrifícios correspondentes na Kimbanda. Quando lhe perguntamos porque se denominava "da Lira" respondeu:

"Lira é uma cidade africana, que fica nas fronteiras orientais do Reino Baganda, de lá venho eu..."

Tem um caráter sério, amável e tranquilo, mas também pode ser enérgico e enojar-se quando há algo que ele não gosta. Tem prazer em ensinar e doutrinar, por isto sempre está tirando dúvidas a todo aquele que lhe faça perguntas, desde as perguntas mais insólitas como "porque há estrelas..." até as mais comuns como "quero saber se meu marido me engana..."

Apesar do Exu Rei das 7 Encruzilhadas tenha sido posto em um lugar privilegiado por alguns autores (os que escreveram com muita subjetividade), ele mesmo afirma que não é o Rei absoluto da kimbanda, e sim que apenas é um dos principais.

É rígido e severo quanto a seguir as tradições e que os rituais se cumpram passo a passo como deve ser, mesmo que, como todo "exu" está aberto a mudanças, às movimentações e inovações, sempre e quando os mesmos sejam feitos pelos próprios Exus.

Veludo

Este Exu, vem das costas orientais da África, era swahili (negro arabizado). Usa um turbante na cabeça, e lindos tecidos de veludo trazidos de oriente, que lhe valeram o apelido na Kimbanda de "veludo" Dado a sua forma luxuosa de se vestir, no estilo muçulmano, muitos que viram seu tipo de apresentação através da mediunidade, o confundiram com um cigano e o associaram com os mesmos. Isto não significa que não trabalhe com os ciganos, ao contrário, tem inclusive uma passagem ou caminho que se apresenta como um.

Tem muitos conhecimentos sobre feitiços que se fazem utilizando panos, tigelas, agulhas, pembas e outros ingredientes. Abre os caminhos e limpa trabalhos negativos feitos nos cemitérios. Gosta de um bom whisky e grossos charutos.

Alguns de seus caminhos são:

  • Exu Veludo da Meia Noite

  • Exu Veludo Cigano

  • Exu Veludo 7 Encruzilhadas

  • Exu Veludo Menino (Veludinho)

  • Exu Veludo dos 7 Cruzeiros

  • Exu Veludo das Almas

  • Exu Veludo dos Infernos

  • Exu Veludo da Kalunga

  • Exu Veludo da Praia

  • Exu Veludo do Oriente

  • Exu Veludo Sigatana

  • Exu Veludo do Lixo

Meia Noite

O Exu da Meia noite que conhecemos foi um negro descendente de escravos, que vivia em Minas Gerais. Sua especialidade é a de praticar feitiços ou trabalhos que são efetuados sob a influência dos planetas, as estrelas e suas posições. E prefere, como seu nome o diz, receber oferendas e fazer trabalhos à meia-noite, mais não o que marca no relógio, e sim a mágica, aquela que se calcula dividindo as horas do dia em que há luz solar e encontrando justamente sua metade.

Gosta de beber whisky e fuma charutos. Sua vestimenta é totalmente de cor negra, com alguns tons vermelhos. Traje negro, chapéu e às vezes traz uma capa.

Alguns de seus caminhos são:

  • Exu Meia Noite da Kalunga

  • Exu Meia Noite das Almas

  • Exu Meia Noite da Praia

  • Exu Meia Noite do Mar

  • Exu Meia Noite do Oriente

  • Exu Meia Noite das 7 Encruzilhadas

  • Exu Meia Noite da Capela

  • Exu Meia Noite do Cruzeiro

  • Exu Meia Noite da Mata

segunda-feira, 6 de abril de 2009

ORAÇÃO A MARIA PADILHA



São 12 horas em ponto e o sino já bateu.
Sei que nesta hora, pela força do vento a poeira vai subir,
e com ela também subirá todo o mal que estiver no meu corpo,
no meu caminho e na minha casa. Tudo se afastará da minha vida.
É com a força e Axé de Maria Padilha que meus caminhos,
a partir deste momento, em que os ponteiros se separam,
estarão livres de todos os males materiais e espirituais,
pois a luz que clareia o caminho de Maria Padilha também há-de clarear
os meus caminhos, para isso estarei sempre na posse desta oração.

Destino!!!



Dizem que todos temos um destino.

Dizem também que este destino nos persegue e
nós diante de sua insistência acabamos vivendo -
o como foi escrito.
O que desconhecemos é que embora o caminho seja um só...
ele tem alguns atalhos...
Muitos passam tão tristes por seu destino, que não percebem,
outros tão raivosos que esquecem de olhar ao redor.
Estas trilhas são as chances de modificar o caminho,
de torná-lo mais ou menos penoso.
Quem crê, sempre espera que Deus abra uma porta e ele abre...
enxergá-la, seguí-la ou não é uma questão de escolha e de fé.
O destino não está pronto...
ele está em constante transformação
e a cada dia fazemos novas escolhas,
o que prova que ele está em nossas mãos.

Tornemos nossa passagem mais alegre,
plantemos esperança e amor por este caminhar,
porque novamente Deus nos oferece a chance de
escrevermos nossa própria história.

sábado, 4 de abril de 2009

CRISTAIS


É aconselhável para as pessoas que desejam obter um cristal, escolher um simples, como o quartzo (transparente).
Segure o cristal em suas mãos e procure sentir a vibração que eles emitem.
Se sentir uma mudança de temperatura nas mãos ou uma espécie de formigamento, este será o cristal ideal para você.
Após a compra do cristal escolhido, ele deverá passar por um processo especial de limpeza e energização.

É importante saber que quando um cristal entra em contato com o corpo físico, ele absorve muitas energias negativas, precisando ser limpos e energizados antes de usar.
A limpeza em um cristal faz com que todas as energias por ela absorvida sejam descarregadas.

A energização devolve as energias ao cristal, desta maneira, estando pronta para usá-la novamente.

Quartzo Transparente

Ativa a cura no corpo físico.
É um poderoso harmonizador e curador da aura.
Limpa as condições da atmosfera e neutraliza a negatividade em qualquer nível.
Os cristais grandes ajudam a harmonizar e equilibrar as energias do meio ambiente.
Ajuda na abertura e expansão da mente.
Inspira claridade e confidência.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

VAMOS SARAVÁ


Saravá, meu pai, confio em Deus!


Saravá é uma saudação nos terreiros de cultos afro-brasileiros, que tem o significado de “salve”.Corruptela da palavra portuguesa “salvar”, cujos escravos tinham dificuldade de pronunciar, e diziam “salavar”.


Sob a influência da fonologia banta, passou a se falar “saravá”, para desespero e raiva dos puristas gramaticais, que acham que a nossa Língua tem que ser a mesma que veio nas caravelas de Pedro Álvares Cabral e seus sucessores, não importando a dimensão continental do Brasil nem a origem dos seus povoadores. Saravá!


O termo Saravá tão ridicularizado pelos que atacam a Umbanda ou o Candomblé é um Mantra (que são palavras especiais vocalizadas de maneira específica que produzem certos fenômenos de imantação e desagregação; são sons místicos ou sagrados, ou seja, sons específicos que elevam o espírito).


SA = Força, Senhor


RA = Reinar, Movimento


VÁ = Natureza, EnergiaSaravá significa então, força que movimenta a natureza.



Esse termo é, portanto, um poderoso mantra que pode fixar ou dissipar determinadas vibrações, não sendo, portanto aconselhável pronunciá-lo sem a devida necessidade.


Saravá, assim como axé, shalom, ou amém, selam conversas e têm conotação positiva.


Saravá também pode significar "salve" ou "viva", por influência africana no idioma português do Brasil.


SARAVÁ!