quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Exu da Meia Noite




Apresenta-se pelos terreiros como um homem de grande porte, trajando roupas negras, chapéu, capa e bengala, um verdadeiro cavalheiro. Como o próprio nome já diz, é ele responsável pela "Hora Grande", a quem atribui os trabalhos de magia realizados neste horário. Uma entidade de grande mistério, tendo inúmeras lendas que giram em torno de seu nome, a grande maioria diz respeito às forças ocultas.
No passado, os umbandistas e espíritas tinham o costume de esperar passar alguns minutos da "meia noite" para saírem dos terreiros, por respeito a este Exu, as vezes até medo, pois não conheciam direito o que poderia lhes acontecer. Havia pessoas que atribuíam a meia noite um horário perigoso por ser a hora em que Jesus mais padeceu, que segundo algumas crenças, este Exu ali estava.
Conta-se também que todo o poder mágico e de sorte de São Cipriano, bem como, os manuscritos por ele queimados, foram dados a este Exu. Ainda hoje encontramos pessoas atribuindo a “magia negra”, mesmo sem dar-se conta de que tudo isto não passa de lendas, na maioria fragmentos retirados de livros antigos e mal interpretados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário