sexta-feira, 29 de maio de 2009

Maria Padilha






Maria Padilha - nome que signigica Rainha do Fogo, é uma entidade de luz que trabalha a serviço de Ogum.
Viveu à muito tempo atrás na França segundo algumas lendas, e foi dona de uma casa de damas(Cabaré), todos os homens que ela teve, em cada uma das encarnações, num total de sete, estão com ela na espiritualidade. Isso tudo ao menos é o que dizem as lendas.
O que entendo é que esses são nomes de guerra e estão longe de revelar os verdadeiros nomes dessas entidades. Além do mais, Maria Padilha é só uma entidade que tem uma falange em evolução.

Há uma profecia que conta que no ano 2000, Maria Padilha, a rainha das rainhas vai pisar nos Orixás. Vê se pode! Os Orixás vão reverenciá-la pois a sua missão é de converter o homem que ela ama (Lúcifer, anjo das trevas) para a luz.
Veja a que ponto chega a interferencia do sincretismo e bagunças religiosas na Umbanda!
Eles vão entrar na casa de Deus ambos de branco. Ela sentará ao lado de Jesus Cristo e ele aos pés de Cristo. Maria Padilha salvará 7000 almas e entregará as chamas do inferno a 7000 almas.
Além de ironico mentiroso e ridiculo essa profecia não passa de engodo e falsas revelações. Seus "Trabalhos" prediletos são na área do amor.
Ela adora crianças, adora animais, a vida. Vida é luz.
Toda a consulta espiritual que é desenvolvida inicialmente e o andamento de todos os trabalhos são feitos através de Maria Padilha. Mas, essa é a orixa evoluida e tem muitas magas negras se passando por ela ai na Quiumba. Inclusive com pessoas como essas que fizeram essa ridicula profecia.

sábado, 23 de maio de 2009

ORIKI DE EXU

Èsù òta òrìsà.
Exú, o inimigo dos orixás.
Osétùrá ni oruko bàbá mò ó.
Osétùrá é o nome pelo qual você é chamado por seu pai.
Alágogo Ìjà ni orúko ìyá npè é,
Alágogo Ìjà é o nome pelo qual você é chamado por sua mãe.
Èsù Òdàrà, omokùnrin Ìdólófin,
Exú Òdàrà, o homem forte de ìdólófin,
O lé sónsó sí orí esè elésè
Exú, que senta no pé dos outros.
Kò je, kò jé kí eni nje gbé mì,
Que não come e não permite a quem está comendo que engula o alimento.
A kìì lówó láì mú ti Èsù kúrò,
Quem tem dinheiro, reserva para Exú a sua parte,
A kìì lóyò láì mú ti Èsù kúrò,
Quem tem felicidade, reserva para Exú a sua parte.
Asòntún se òsì láì ní ítijú,
Exú, que joga nos dois times sem constrangimento.
Èsù àpáta sómo olómo lénu,
Exú, que faz uma pessoa falar coisas que não deseja.
O fi okúta dípò iyò.
Exú, que usa pedra em vez de sal.
Lóògemo òrun, a nla kálù,
Exú, o indulgente filho de Deus, cuja grandeza se manifesta em toda parte.
Pàápa-wàrá, a túká máse sà,
Exú, apressado, inesperado, que quebra em fragmentos que não se poderá juntar novamente,
Èsù máse mí, omo elòmíràn ni o se.
Exú, não me manipule, manipule outra pessoa.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

*Sete Saias*




Quem te viu na madrugada!
Dando origem a uma virada!
Pra você o amor é nada!
É somente uma piada!
Pomba gira 7 saia me encantei com sua história!
Fui aos poucos me entregando!
E por você me apaixonando!
Então foi pra valer!
O amor chegou sem querer!
Seu sorriso então voltou!
E seu olhar por mim brilhou!
E por fim se apaixonou!
E comigo conheceu o mais perfeito amor!
Pra quem não me conhece!
Sou exu de Marabô!
O teu amante e senhor!
Aquele que a conquistou!
(K de Ogum)

sexta-feira, 15 de maio de 2009









Maria Padilha Rainha das Sete Encruzilhada
Que sua luz me ilumine todos os nossos caminhos nos livre de todas as negatividade desse mundo iluminai nossos filhos familiares e amigos que nos de proteção contra os assaltos e todas as maldades junto com minha mãe Oyá e nosso pai Ogum nos cubra com seu divino amor e me cubra com sua beleza e paz interior d´sete a d´do meu destino !


Maria Padilha
Rainha do Candomblê
Firma kurimba, minha gente
Que tá chegando a Mulher
De onde é que a Maria Padilha vem
Aonde é que Maria Padilha mora
Ela mora na mina de ouro
Onde o galo preto canta
Onde criança não chora.

Exu é Mojubá
Salve o Senhor das Encruzilhadas,
dos encontros e desencontros.
Principio negativo do Universo.
Exu que está na terra, no fogo, no ar e na água
O que detêm o poder da transformação

Eu te saúdo
Laroiê,
faz-me Exu, viver bem
daí-me a vitalidade, a alegria e a vitória sobre aqueles que não me querem bem
Axé da vida meu compadre abre meus caminhos e me conduz a vitória.

LAROIÊ EXU.
EXU É MOJUBÁ!

*Sra. Maria da Navalha*











Dizem que se perdeu
Onde será que se meteu
Fez história na Bahia
Dizem que até nasceu por lá
Esta linda pomba gira
A Maria da navalha
Ela prefere a multidão
A viver na solidão
Parece que foi destino
Que a colocou no meu caminho
Mulher você é um tormento
Que não sai do meu pensamento
Eu sou Zé Pelintra
O teu amante e companheiro.
(K.Ogum)
RAINHA DAS ROSAS









Andando em alta madrugada
Muito longe eu avistei



Uma linda moça na calçada
Linda morena faceira



Me diga quem você é?



Eu sou rainha das rosas
Cigana do Candomblé
Eu vou abrir seus caminhos


Acredite se você quiser
Sou Pombogira Cigana
Sou Pombogira de fé



*Rainha Das Sete Encruzilhada*




É meia noite...
Sinto o perfume no ar...
Petálas de rosas vermelhas...
Cobrem toda a encruzilhada....
Aguardando a chegada..
da senhora Rainha...
Das sete encruzilhadas...
Firme seu pensamento...
Que ela te livra de todo tormento.
Seu axé linda Rainha....

Saudação à Exú.


*Exu*

Laroiê Exu.
Exu é Mojubá!
Salve o Senhor das Encruzilhadas
dos encontros e desencontros.
Principio negativo do Universo.
Exu que está na terra,
no fogo, no ar e na água.
O que detêm o poder da transformação.
Eu te saúdo:
Laroiê, faz-me Exu, viver bem,
daí-me a vitalidade a alegria e
a vitória em minha vida.
abre meus caminhos.
Se for de meu merecimento.
Axé...

Oração de Tiriri.






Sou EXU, Senhor. Pai permite que assim te chame, pois, na realidade, Tu o és, como és meu criador. Formaste-me da poeira ástrica, mas como tudo que provém de Ti, sou real e eterno.

Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos. Os homens me tratam de anjo decaído, de povo traidor, de rei das trevas, de gênio do mal e de tudo o mais em que encontram palavras para exprimir o seu desprezo por mim; no entanto, nem suspeitam que nada mais sou do que o reflexo deles mesmos. Não reclamo, não me queixo porque esta é a Tua Vontade.

Sou escorraçado, sou condenado a habitar as profundezas escuras da terra e trafegar pelas sendas tortuosas da provação.

Sou invocado pela inconsciência dos homens a prejudicar o seu semelhante. Sou usado como instrumento para aniquilar aqueles que são odiados, movido pela covardia e maldade humanas sem, contudo poder negar-me ou recorrer.

Pelo pensamento dos inconscientes, sou arrastado à exercer a descrença, a confusão e a ignomínia, pois esta é a condição que Tu me impuseste. Não reclamo, Senhor, mas fico triste por ver os teus filhos que criaste à Tua imagem e semelhança, serem envolvidos pelo turbilhão de iniqüidades que eles mesmos criam e, eu, por Tua lei inflexível, delas tenho que participar.

No entanto, Senhor, na minha infinita pequenez e miséria, como me sinto grande e feliz quando encontro nalgum coração, um oásis de amor e sou solicitado a ajudar na prestação de uma caridade.

Aceito, sem queixumes, Senhor, a lei que, na Tua infinita sabedoria e justiça, me impuseste, a de executor das consciências, mas lamento e sofro mais porque os homens até hoje, não conseguiram compreender-me.

Peço-Te, Oh, Pai infinito que lhes perdoe.

Peço-Te, não por mim, pois sei que tenho que completar o ciclo da minha provação, mas por eles, os teus humanos filhos.

Oração à Tranca-Ruas.






SenhorTranca Rua das Almas, senhor do 7° grau de evolução da lei maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo.
Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade
.
Senhor Tranca Rua das Almas, senhor do 7° grau de evolução da lei maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo.
Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes.
Fazei meu coração mais puro que meus próprios atos; Fazei de minhas palavras a transparência da humildade..
e a inveja contra seus semelhantes.
Fazei meu coração mais puro que meus próprios atos; Fazei de minhas palavras a transparência da humildade..

quarta-feira, 13 de maio de 2009

REVELAÇÃO DE UMA GUARDIÃ POMBA GIRA








Mensagem psicofônica da Senhora Pomba Gira Sete Encruzilhadas – Médium: Luely Figueiró



Nós andamos agitadas nas encruzilhadas, não estamos gostando do que certos escritores mal informados, que apenas cruzam pelos terreiros e que nem possuem a experiência de incorporação ou de trabalhos dentro da curimba de uma Pomba Gira, se arvoram em falar sobre nossa corrente, sobre nossos trabalhos.



Nos comentam como se fossemos lixo do astral ou menos espíritos apaixonados. Como se bastasse apenas nos oferecer elementos físicos, grosseiros materiais, para fazermos a vontade de todas as criaturas da face da Terra.


Pessoas que escrevem sem possuir o menor gabarito espiritual para comentar os mistérios da hierarquia de um espírito.

Nós estamos realmente agitadas no espaço que ocupamos e muito trabalhamos para formar a corrente deste aparelho, para que ela pudesse verdadeiramente receber a vibração e o ensinamento de todo o trabalho de uma Pomba Gira. Vocês não duvidem e não confundam as coisas que vocês vêem por aí. Aprendam se quiserem a ter o merecimento da proteção e do trabalho de uma Pomba Gira, seus giras.


Pomba Gira é gente já com gabarito de incorporação no exército divino, e quem já se encontra incorporado, como elemento deste exército, para a elaboração de evoluções maiores; não é sofredor nem lixo do espaço e nem desavisado e muito menos apegado a elementos tão físicos e baixos como querem nos apregoar.


Tenham mais humildade para aceitar as coisas do grandioso Senhor, que elabora no dia-a-dia a evolução dos universos siderais e não só o vosso.


Não pensais, pois, que sois o centro do universo, porque não sois não. Em todas as horas, em todos os momentos, o grande Senhor nos envia provas através, até mesmo, de aparelhos mediúnicos que nos deixam perplexos, bestializados com os que eles fazem como simples aparelhos e nada mais.


Porque eles são meros veículos de forças maiores; aqui, neste planeta, somos espíritos de certa envergadura, com milênios de aprendizado; nos chamam de Pomba Gira; poderiam ter-nos colocado outros nomes, não importam os nomes que nos tenham colocado.

Nós vos saudamos aqui na Terra, com esta indumentária; respeiteis e saibais compreender nossa natureza espiritual, para que não sejam publicadas aberrações que visem apenas ao comércio medíocre sobre o trabalho sagrado e santificante que traçamos para evolução de todos os paranormais em comunicação conosco.


Isto é de rara importância para todos aqueles que dirigem seus médiuns, seus filhos.

É de rara importância, queridos, que coloqueis sempre a vossa destra sobre os nossos enviados, filhos de Santo, com uma certa humildade e conhecimento de que todos os irmãos que se comunicam através de sua coroa são espíritos já incorporados num exército divino para elaborar uma tarefa de amor e fraternidade e de respeito por vossas vidas e não de desrespeito, porque este sempre parte de vós e não de nós.


Se existem nos planos do baixo astral desrespeitosos Eguns, é porque daqui partiram assim sem o merecimento de serem incorporados em nossas milícias. São esses pobres vagabundos do astral menor que necessitam mais de orações e caridade.


Vós, como chefes de terreiro e guias menores da Terra, que colocais sobre o peito montões de colares para assim serem reconhecidos, pois sois vós que devereis organizar os trabalhos. Sim, de mãos interpostas conosco, os irmãos do outro lado.


Para estes Eguns e sofredores, estes vagabundos, desairosos e desvairados dos espaços, sejam socorridos e não enlameados com vossos propósitos mesquinhos.
Muitas vezes, tomados por vossas vaidades, não sabeis reconhecer quem pisa dentro de vosso terreiro.


Aquele que é sofredor, aquele que é um mistificador de uma Pomba Gira verdadeira.

Porque a vossa vaidade vos cobre os olhos e vosso peito envergado de tantas “guias” não vos permite ver; cuidado…

Por hoje é só.

Dona Sete.


Fonte:
Trecho extraído do livro: Exus e Pomba Gira na Umbanda – Simbolismo e Função – Autoria do Pai Juruá.

Pombagira Maria Padilha











É a Rainha do reino da lira, "Lira é uma cidade africana, que fica nas fronteiras orientais do Reino Baganda, de lá venho eu...” também conhecida como” Rainha do Candomblé” ou Rainha das Marias.


Rainha do candomblé não pelo culto africanista aos Orixás, senão por ser essa palavra o sinônimo de dança e música ritual.


Devemos dizer que a Pombagira representa o poder feminino feiticeiro, comparável com as Iyami Oxorongá dos iorubás. Ela pode ter muitos maridos, que se tornam seus "escravos" ou empregados.


Em terras bantas é originalmente chamada de “Aluvaia-Pombagira", está é uma palavra africana de um idioma do povo banto (Angola), erroneamente confundido por algumas pessoas desinformadas com palavras do português “pomba um pássaro” e "gira sentido de movimento circular”.


Mulher de Exu rei das 7 Liras ou Exu Lúcifer como é conhecido nas kimbandas.


É bonita, jovem, sedutora, elegante, feminina, mas também tem vidência, sempre tem algum conselho para aqueles que estão sofrendo por um amor, mas também é usada a sua força para desmanchar feitiços, para pedir proteção e curar várias doenças.


Mas não se engane, pois ela gosta de ser respeitada e admirada e é ponta de agulha, quem brinca com ela geralmente vai morar na sepultura.

Sua característica principal é ser uma pombagira festeira adora festas com ritualísticas e alegria daí ser chamada de rainha do candomblé.

Prefere bebidas suaves, vinhos doces, licores, cidra, champagne, anis etc...

Gosta de cigarros e cigarrilhas de boa qualidade, assim como também lhe atrai , o brilho, destaque, flores e perfumes, usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras etc...


Maria Padilha se divide em muitos outros caminhos, para melhor reverencia-la:


ia-la:

Maria Padilha Rainha dos 7 Cruzeiros da Kalunga

Maria Padilha Rainha das 7 Encruzilhadas

Maria Padilha Rainha dos Infernos

Maria Padilha Rainha das Almas

Maria Padilha das Portas do Cabaré

Maria Padilha Rainha das 7 Navalhas (ou facas)

Maria Padilha Rainha da Figueira

Entre tantas outras...

Então, já que tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais dessa sedutora e misteriosa pombagira, vamos sempre lembra-la e admira-la não só por sua beleza mais sim também por seus feitos.

Larôie Pombagira.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Quem é Exu?







Exu e Pomba Gira são alvo de preconceito e polêmica e hoje quero, ao menos tentar desfazer essa impressão ruim sobre eles.

Para entendermos Exu precisamos entender sua importância no Candomblé.
Dentro do Candomblé, nos que mantém sua raiz, Exu é cultuado como Orixá e não como falange de trabalhos como é na Umbanda.

Quando no Candomblé em tudo que se vai fazer Exu sempre é oferendado pedindo para que tudo corra bem e que ele protega o Ylê.

Exu enquanto Orixá no Candomblé é considerado o mensageiro divino entre o Orum (Céu) e o Ayê (Terra) e acredita-se sem ele não haver comunicação entre os dois reinos.

Essa é a imagem de Exu dentro o Candomblé, entretanto os Católicos criaram ao redor de Exu uma aura completamente negativa e ruim associando-o ao Diabo, como sendo um ente diabólico que tem no mal sua fonte de prazer e satisfação pessoal.
Foram eles que institucionalizaram a imagem de Exu com chifres, pele vermelha, rabo, pés de bode.

Até o momento temos duas formas de se ver Exu, agora quero falar de Exu dentro do culto umbandista.

E interessante o quanto é ambígua a figura de Exu e Pomba Gira no culto umbandista.
São tratados com todo respeito e cerimônia, por vezes até temidos, entretando as giras de esquerda nos terreiros, em geral são as que mais se tem pessoas sentadas na assistência e muitas vezes com pessoas em pé aguardando sua vez de serem atendidas.

O tratamento que algumas casas dão a Exu me intriga, algumas casas não permitem que a assistência se consulte com Exu por considerar que ele não tenha consciência e evolução para tal.

Mas se a entidade que está manifestada em seu médium no terreiro recebeu permissão para tal é porque atingiu um nivel de evolução que a capacita para esse trabalho, outras tantas nem cogitam o trabalho com Exu.

Longe de querer criticar o trabalho ou a doutrina de qualquer casa, estou somente indicando como algumas casas pensam sobre o assunto, cada casa tem seus dirigentes e guias chefes que devem ser respeitados como tal.
Voltando a figura de Exu na Umbanda, não podemos esquecer de Pomba Gira, Exu Mirim e Pomba Gira Mirim.

Eles são os responsáveis pelo bom andamento e segurança de nossas giras, não fossem eles fazendo a nossa "segurança espiritual" todo trabalho ou toda vez que há alguma atividade espiritual no terreiro, estaríamos expostos a toda sorte de ataques desde zombeteiros querendo atrapalhar até eguns e kiumbas com objetivos de fazer o mal.

Por isso sempre próximos a porteira do lado esquerdo, qdo possível, temos os assentamentos de nossos Guardiões e Guardiãs de esquerda, que zelam por nós.
Se você meu irmão que está iniciando na gira pensa que eles só se fazem presentes nos casos que citei anteriormente, está enganado, pois mesmo durante as giras de Caboclos, Pretos Velhos, etc eles estão sempre de prontidão para ajuda-los indo buscar obssessores, ou fazer algum trabalho sob o comando da linha em terra, sem isso muitas vezes, o "primeiro socorro" não seria totalmente efetuado.
Haha mas eles não tem só o papel de "polícia" eles também são grandes agentes Kármicos, a serviçõ da Lei e Justiça divinas, aplicando suas sentenças a quem declaram culpadas.

Em geral boa parte das atuações de Exu e Pomba Gira podem ser desativadas durante as giras ou através de oferendas, já as atuações que estão ocorrendo por determinação da Lei Maior e Justiça Divinas estas difícilmente poderão ser paradas, a menos que o autuado já tenha passado o que tinha que ter passado e se assim for entendido.
Como diz num ponto cantado ao Sr. Exu Tiriri, ...com o seu punhal ele corta demanda, ele cura ele fura... Exu pode sim realizar curas, porque não?
Acredito que com o que falei até o momento já é possível se entender um pouco o trabalho e como Exu e Pomba Gira atuam.
Suas gargalhadas expandem no ar a vitalidade e o vigor e nas suas baforadas de charutos ou cigarrilhas espantam o mal.
Exu sempre encontra um caminho para chegar ao nosso âmago mais profundo para nos trazer a realidade e realizar assim um trabalho de concientização de nós para com nós mesmos.
Manipulam elementos como o charuto e a cigarrilha, pois o tabaco usado como erva de poder tem um grande poder de limpeza, portanto o que muitos pensam que é saciar o vício da entidade, está errado, é um grande trabalho de limpeza e energização.
O álcool da bebida tem a mesma função de limpeza quando por vezes cruzam os consulentes com a bebida, bem como regula o magnetismo do médium com o da entidade, assim novamente é um trabalho que é realizado com esse elemento e não uma satisfação de necessidades pessoais da entidade.

Na Umbanda não se imola nenhum animal para Exu, entretando nos cultos em que há grande influência do Candomblé existe a imolação.
Oportunamente falarei um pouco mais sobre Exu, Pomba Gira, Exu Mirim e Pomba Gira Mirim.

terça-feira, 5 de maio de 2009

KIMBANDA e QUIMBANDA









POR EDMUNDO PELLIZARI (RAS ADEAGBO)

Kimbanda significa algo como “cu­ran­deiro” em kimbundu, um idioma bantu falado em Angola.

O kim­banda é uma espécie de xamã africano.

O ofício do kimbanda é chamado de “umban­da”... Todos já ouvimos essa palavra por aqui.

Quimbanda é um culto afro-brasileiro com forte influência bantu e muito influ­enciado pela magia negra européia.

Kimbanda e Quim­banda se confun­dem, mas são cultos distintos e com objetivos dife­rentes.

O kimbandeiro é um membro ativo de sua comunidade,

um doutor dos po­bres e intérprete dos espíritos da Natureza.

Ético, ele sempre trabalha para o bem, a paz e a har­monia.

O quimbandeiro é um feiticeiro.

Nor­mal­mente vive afastado, não se envolve social­mente.

Na África, o kimbandeiro faz a ponte en­tre os Makungu (ancestrais divini­zados),

os Minkizes (espíritos sagrados da Natureza) e os seres humanos.

Ele entra em transe profundo, incorpora os seres invisíveis que consultam os necessitados e os aconselham na resolução dos proble­mas. Os espíritos no corpo do kimbanda falam, fumam e bebem.

Como autêntico xamã, ele sabe que a mata é um ser vivo que respira, come e sen­te.

Ela é densamente habitada por diversos tipos de entidades, que trans­mitem seu conhecimento aos sacerdotes eleitos.

Alguns destes seres se parecem a “duendes”.

Eles tem uma perna só, um olhos só ou falta algum braço.

Moram dentro da mata e podem cruzar o caminho de algum caçador.

Um Ponto Cantado para os exus na Umbanda, diz:

“Eu fui no mato,

oh ganga!

Cortar cipó,

oh ganga!

Eu vi um bicho,

oh ganga!

De um olho só,

oh ganga!”

Ganga vem de Nganga, um dos no­mes pelo qual o kim­banda é conhecido.

Nosso querido Saci Pererê é um de­les.

Ele usa o filá (gor­ro) vermelho dos kim­­bandas, o ca­chim­bo dos pretos velhos e o tabaco dos caboclos!

O quimbandeiro centra seu trabalho na figura de Exu, que é um Orixá yoruba e não um Nkizi bantu.

A entidade que se assemelha a Exu entre os bantu é chamada de

Aluvaiá, Nkuvu-Unana, Jini, Chiruwi, Mangabagabana e Kitunusi dependendo do dialeto e da região.

Aluvaiá pode ser “homem” ou “mu­lher” e sua energia permeia tudo e todas as coisas.

Ele se adapta muito bem à noção umbandista de exu (entidade masculina) e pomba gira (entidade masculina).

O quimbandeiro também invoca e incorpora as entidades associadas ao culto do magnífico Orixá Exu, os exus e pombas giras.

Pode haver sincretismo com nomes como Lúcifer, Asmodeus, Behemoth, Bel­zebu e Astaroth da Cultura Européia.

A visão das entidades também pode mudar... O kimbandeiro invoca as almas dos antigos

Tatas (pais espirituais ou sa­cerdotes curandeiros) e Yayas (mães espi­rituais ou sacerdotisas curandeiras).

Estas almas transcenderam o limite da mate­rialidade e da ignorância.

Elas possuem bondade, conhecimento e luminosidade.

Algumas não precisam mais encarnar, pois, já evoluíram o suficiente neste mundo.

O quimbandeiro invoca almas de entidades que em vida foram feiticeiros, malandros, mercadores, homens ou mu­lheres comuns, etc...

Na África o sangue é um elemento sacrificial.

O kimbandeiro oferece um ani­mal a uma entidade, prepara a carne e entrega a primeira porção ao espírito.

O resto do animal, que se tornou agora ali­mento, é compartilhado com a comuni­dade se isto acontece em data festiva.

O quimbandeiro, não está interessado em “sacrificar” (tornar sagrado), ele está preocupado com os poderes mágicos do sangue, vísceras e couro do animal. Por­tanto, teologicamente falando, ele não sacrifica.

As imagens utilizadas no culto do kim­bandeiro são feitas de pedra, madeira e barro.

Os artesãos procuram modelar as entidades da Natureza de forma natural e simples.

A imagem é consagrada cerimo­nial­mente e uma porção do espírito da entidade passa a habitar a efígie.

Na Quimbanda, na maioria das vezes, são utilizadas imagens de gesso que re­presentam os espíritos aliados.

Comu­mente estas imagens tem aspecto aver­melhado, podendo ter chifres ou não.

O kimbandeiro é um agente social.

Ele depende da comunidade e a comu­nidade depende dele.

Quando aceita um pagamento para seu trabalho, ele retira do mesmo a sua sustentabilidade.

Todo mundo sabe e pactua com isso.

Não existe abuso.

Trocas de mercadorias e favores podem substituir o dinheiro como paga­mento.

As pessoas empobrecidas são aten­didas sem nada precisar dar em troca.

As vestes do xamã bantu são normais e naturais.

Quando está trabalhando usa filá, guias de sementes, cinturão com amuletos e roupas sóbrias.

Três são os pilares do kimbandeiro: amor, honra e caridade.

O universo da Kimbanda é composto por tês mundos que se interpenetram:

o mundo celeste onde moram os espíritos celestiais e originais (alguns Minkizis e ancestrais divinizados),

o mundo natural habitado pelos homens e pelos espíritos da natureza (elementais)

e o mundo sub­terrâneo da morte e dos ancestrais.

O médium na Kimbanda é um canal entre os espíritos e os que precisam dos espíritos.

Ele é um instrumento mágico, um servidor da humanidade que pratica um transe profundo,

pois, somente ador­mecendo o ego o divino pode fluir.

Os espíritos utilizam o médium com gentileza e cuidado, sem esgotar suas reservas de energia psíquica.

A Umbanda, certamente, bebeu das águas tradicionais da Kimbanda.

Os negros bantus trouxeram sua herança espiritual, legítima, luminosa, ecológica e antiqüís­sima.

Oramos para que as antigas almas dos Tatas e Yayas nos ajudem a separar o trigo do joio.

Nzambi primeiro!

Nsala Malekun!

sábado, 2 de maio de 2009

A DEFUMAÇÃO






A defumação é essencial para qualquer trabalho num terreiro de Umbanda. É também uma das coisas que mais chamam a atenção de quem vai pela primeira vez assistir a um trabalho.

Para que serve aquela fumacinha saindo daquelas vasilhas ?

Qual a utilidade real da defumação ?

Certas cargas pesadas se agregam ao nosso corpo astral durante nossa vivência cotidiana, ou seja, pensamentos e ambientes de vibração pesada, rancores, invejas, preocupações, etc. tudo isso produz (ou atrai) certas formas-pensamento que se aderem ao nosso aura e nosso corpo astral, bloqueando sutis comunicações e transmissões energéticas entre os ditos corpos.

Pois bem, a defumação tem o poder de desagregar estas cargas, através dos elementos ar, fogo e vegetal que a compõe, pois interpenetra os campos astral e mental e o aura, tornando-os novamente "libertos" de tal peso para produzirem seu funcionamento normal.

Mas a defumação deve ser feita com ervas escolhidas, colhidas na lua certa e sempre devem ser queimadas em braseiro de barro, já que o braseiro de metal anula a forca contida nas ervas.

Há também outro fator importante. Existem casos de se queimar as ervas com uma profusão de fumaça insuportável, que chega a fazer os olhos arderem e as pessoas tossirem ate'nao poderem mais. Na verdade, o importante na defumação e'o bom cheiro das ervas, a leveza tênue da fumaça e a não poluição desesperada do ambiente, que só prejudica, pois abala a atenção e mesmo a saúde, já que pode ser perigoso para quem tem problemas respiratórios. O importante é a qualidade e não a quantidade.

Obs.: Um boa defumação pode ser feita com cravo, canela em pau e erva-doce, sendo ótima para a manutenção e desagregação de cargas no ambiente do terreiro ou em sua residência, sendo que a defumação deve ser sempre efetuada dos fundos para a frente da casa, acompanhada de um ponto cantado adequado a situação.

Um ponto cantado de defumação :

Corre a gira meu Pai Ogum,

Filho não esquece de defumar.

Oh Umbanda tem fundamento,

e é preciso preparar,

com incenso e bejuim,

alecrim e alfazema.

Oi defumar filhos de fe',

com as ervas da Jurema.