terça-feira, 17 de março de 2009


Exus pagão, batizado e coroado.

É muito importante saber a diferença entre estes três tipos de Exu, pois muitas pessoas vivem discutindo se Exu é negativo ou positivo. Na verdade Exu é o equilíbrio entre os dois polos, mas, deve ser entendido que, cada um desses tipos de Exu é mais voltado para um dos lados (+ -).

Exu pagão: é o Exu que está acabando de sair da linha de Kiúmba, por isso, tem preferência em receber pedidos negativos, pois estes, aparentemente, são mais lucrativos. Fazem o mal e algumas vezes o bem, mas, não sabem diferenciar um do outro, como já dito, apenas estão interessados no pagamento.

Exu batizado: são os Exus que já conseguem diferenciar o bem do mal, mas fazem os dois, pois também, ainda se interessam no pagamento. Sendo que, por já serem batizados, trabalham para os Exus coroados carregando o mal tirado das pessoas.

Exu coroado: são os Exus que além de saberem distinguir o mal do bem, dão preferência e, só trabalham para ajudar as pessoas. Estes Exus por já possuírem esclarecimento suficiente, já comessam a trabalhar em outras linhas (Caboclos, Pretos-velhos etc.), geralmente na linha virada (Quimbanda) para poderem melhorar ainda mais o seu esclarecimento para que em um certo tempo, possam trabalhar na linha branca (Umbanda).
Nota: Quando cito Exu aqui, também cito as Pombogiras, pois são Exus da mesma forma, só que na forma feminina.